Uma alternativa muito buscada para lidar com a queda dos cabelos é o uso de minoxidil tópico, pois estimula o crescimento capilar. Esse produto tem sido utilizado tanto por homens e mulheres, seja para tratar as falhas no crescimento ou na densidade e espessura dos fios.
No entanto, como qualquer tratamento, é importante conhecer melhor a substância, entender suas indicações, os resultados que pode oferecer e as situações em que pode não funcionar como esperado.
Vamos falar sobre isso a seguir, assim você também vai entender por que é necessário procurar a orientação de uma dermatologista para garantir bons resultados.
Índice
- O que é minoxidil?
- Minoxidil funciona para todas as pessoas?
- Quando o tratamento com minoxidil tópico é indicado?
- Quem pode usar?
- Quais os resultados do tratamento com minoxidil?
- Qual a importância de uma avaliação profissional antes de usar minoxidil?
- Mas quando procurar uma dermatologista?
- Uso adequado e tratamento eficaz com acompanhamento dermatológico
O que é minoxidil?
Trata-se de um medicamento originalmente desenvolvido para tratar a hipertensão arterial, utilizado para este fim desde a década de 70.
No entanto, ao longo do desenvolvimento do produto, observou-se uma reação adversa: o crescimento de pelos.
Essa descoberta levou ao desenvolvimento do minoxidil tópico, um tratamento amplamente utilizado para promover o crescimento capilar, aprovado pela FDA para tratamento de alopecia androgenética masculina desde 1988, e para Alopecia androgenética feminina desde 1991.
Minoxidil funciona para todas as pessoas?
Apesar de ser um tratamento eficaz para muitos, o minoxidil tópico pode não funcionar para todos. Alguns fatores que estão relacionados a eficácia ou não do tratamento são:
- resistência genética;
- quadro de saúde em geral;
- uso inadequado da substância;
- uso irregular da substância;
- condições diversas que afetam o couro cabeludo;
- falta de acompanhamento de uma dermatologista.
Além disso, expectativas irreais também podem levar a resultados frustrantes, o que também acaba relacionado à falta de orientação de uma médica especialista.
Quando o tratamento com minoxidil tópico é indicado?
O minoxidil tópico é indicado principalmente para tratar a alopecia androgenética, uma condição comum tanto em homens quanto em mulheres, caracterizada pelo afinamento e queda progressiva dos cabelos.
Além disso, pode ser utilizado em outras formas de queda de cabelo, como alopecia areata e eflúvio telógeno crônico.
Saiba também qual o segredo dos cabelos saudáveis: manter as cutículas seladas.
Quem pode usar?
Tanto homens quanto mulheres podem. Em homens, é eficaz principalmente na coroa e na parte superior da cabeça.
Já nas mulheres, o minoxidil pode ajudar a melhorar a densidade e espessura dos cabelos em toda a extensão do couro cabeludo.
Quais os resultados do tratamento com minoxidil?
Os resultados variam de pessoa para pessoa. Geralmente, são necessários cerca de 3 a 6 meses de uso contínuo para começar a observar melhorias significativas na densidade e espessura dos cabelos.
Alguns usuários relatam um crescimento mais rápido e espesso dos fios, além de uma redução na queda capilar, se o tratamento estiver otimizado para determinada condição.
Qual a importância de uma avaliação profissional antes de usar minoxidil?
Procurar uma avaliação profissional com uma dermatologista é o que vai ajudar no diagnóstico correto tanto da causa da queda de cabelo quanto sobre o tratamento mais adequado para cada caso.
Sendo assim, situações como efeitos colaterais, falta de resultados ou a presença de outras condições capilares indicam a necessidade de um acompanhamento contínuo para garantir a eficácia e segurança do tratamento.
Mas quando procurar uma dermatologista?
Se você está considerando o uso de minoxidil tópico, é recomendável agendar uma consulta com um dermatologista.
Isso porque uma especialista pode avaliar com conhecimento o seu caso de forma personalizada, identificar possíveis causas da queda de cabelo e orientar sobre a melhor forma de utilizar o minoxidil. Efeitos colaterais, como irritação do couro cabeludo, podem ocorrer e devem ser monitorados por uma especialista.
Uso adequado e tratamento eficaz com acompanhamento dermatológico
O uso correto do minoxidil tópico, aliado a um acompanhamento dermatológico, é fundamental para um tratamento eficaz e seguro da queda de cabelo.
Por isso, se você está enfrentando problemas capilares, agende sua consulta dermatológica online hoje mesmo e saiba como tratar situações persistentes relacionadas à saúde dos seus cabelos. Conte com a Dra. Isis Muniz para ter um acompanhamento personalizado.
Médica dermatologista (CRM-RN 12417 / RQE: 75383), formada em medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE). Residência médica em dermatologia pelo Hospital Padre Bento em São Paulo. Especialização em doenças do cabelo e do couro cabeludo pelo Hospital Municipal de São Paulo; e Especialização em Cosmiatria (estética) e Laser pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).